segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A primeira vez

Hoje foi meu primeiro dia como estagiário docente, com um amigo e professor muito dedicado que dá aulas de sociologia na escola há dois anos.

Constrangimento, esperança, tristeza e motivação são das emoções que me perfizeram nesse primeiro dia.

Do constrangimento básico de ser colocado diante de 20 pessoas e apresentado, do constrangimento dos olhares curiosos das alunas e dos alunos. De uma aluna muito fofa que puxou conversa comigo e me ofereceu doces, resultando em rubor e falta de ação diante de tanta delicadeza e sorrisos. 
Mas também constrangimento da realidade material, para não esquecer do barbudo, da falta de portas nas salas, da sujeira nas paredes, do rato no corredor, da lista extensa de alunas que estão afastadas da escola por estarem grávidas. Constrangimento de quem acostumado a ter, se depara com muitas faltas.

Da esperança de ver alunxs empolgados, engajadxs no projeto de rádio da escola, do interesse nos temas abordados. Da esperança de ver que a nerdizagem e puxa-saquismos na porta da sala dxs professorxs ainda existe e é muito massa (eu fazia isso!). Esperança nos relatos de alunxs que foram a Marcha das Vadias e ficaram encantadxs e com tudo aquilo, da nova feminista radical que essa experiência produziu. Esperança de ver performances corporais não-heteronormativas persistirem, mesmo com histórico de perseguição.

Tristeza de ver profissionais desmotivados. Além das más condições de trabalho, tristeza pelas más condições de se desejar trabalhar!

Motivações muitas! Por todxs eles que estão lá sentados estão a espera de conhecimento, a espera de poderem se expressar e também produzir novos saberes. Por aquelxs que gostam de estar na escola, que gostam de viver a escola, por aquelxs que não puderam  estar nela, e que não querem estar nela - motivado a fazê-lxs gostar daquele espaço, fazer dessa experiência algo marcante positivamente. Pelas que não tem dinheiro para ir, pelas que tem filhx (e pelos filhxs delas), pelas que desistiram.
Motivação a fazer diferente, somar com quem acredita, importunar quem já desistiu, e insistir! 
Eu só sei insistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário