sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A história LGBT de um país



A constituição das identidades é atravessada pelo passado que a representou, que a legitima e lhe diz alguma coisa. Qual a identidade LGBT de nosso país? Quem são xs LGBTs brasileirxs? Quem somos xs LGBTs brasileirxs?!
O processo de homofobias constitui-se em apagar o passado, negando referências para xs LGBTs que vem, deixando-nos a deriva num mar de injurias. É preciso saber o que aconteceu, o que foi produzido culturalmente por essas pessoas para podermos nos fortalecer e sabermos de outros de nós que existem no mundo e existiram no passado.
Dzi Croquettes é parte dessa história que demanda ser editada, organizada e divulgada.

       
O grupo revolucionou os palcos cariocas com seus espetáculos andróginos. Desobedientes e debochados, decidiram desrespeitar a ordem do regime militar com inteligência. Os sapatos de salto alto e as roupas femininas propositalmente exibiam as pernas cabeludas e a barba cultivada pelos homens do grupo. O primeiro show, em 1972, foi um grande sucesso, apesar de ter sido banido pelo Serviço Nacional de Teatro. A comédia de costumes era um deboche ao sistema de ditadura e à realidade brasileira. O grupo também fez muito sucesso na Europa, especialmente na França, onde levou platéias parisienses à loucura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário